quarta-feira, 28 de março de 2012

Segunda Guerra Mundial



Segunda guerra mundial

foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política. 



Sugestoes de Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial



Além da linha vermelha(1998)

Um estudo filosófico sobre a guerra , feito pelo cultuado diretor Terrence Malick, que com este filme voltou á ativa após 20 anos Em Além da Linha Vermelha, baseado em si são as reflexões que os homens fazem sobre ela.O longa passa-se durante a batalha de Guadalcanal, em 1943, na Segunda Guerra Mundial, quando os americanos começaram a avançar sobre o Pacífico , vencendo os japoneses. Com uma fotografia que destaca a exuberante natureza local, o filme é repleto de longos silêncios e de considerações sobre a fragilidade humana por parte de soldados que se apoiam no passado para enfrentar a possibilidade de não terem um futuro.

Com um elenco de astros , alguns em pequenas participações, a produção não tem personagem central. Dá voz a vários soldados e oficiais da Companhia Charlie, muitas vezes, em monólogos interiores nos quais revelam seus medos e esperanças, enquanto protagonizam momentos de heroísmo e horror em gráficas cenas de batalha. Pode soar pretensioso em certos momentos. Mas emociona ao mostrar os efeitos da guerra na personalidade dos soldados , e a capacidade que ela tem de quebrar seus espíritos.


                                      Resgate do soldado ryan



''É bom que esse Ryan valha a pena'', comenta uma dos oito homens para quem é dada a missão de, em plena batalha da Normandia, na segunda guerra mundial, resgatar o soldado James Francis Ryan( Damon), pára-quedistas que,traído pelo vento e pelas cercas vivas da região, caiu longe do lugar combinado durante o dia D, em 1844. Liderados pelo capitão John Miller Jr.( Hanks) devem salvar o quarto e último filho da senhora Ryan, que recebera,ao mesmo tempo, telegramas sobre as mortes de três dos seus filhos. O chefe do estado-maior do exército americano. general George C. Marshall (Presnell) queria devolver ileso, á mãe ao menos um filho. Assim , a senhora Ryan não receberia mais um telegrama, e a carnificina da guerra ganharia um lado mais humano.
Com cenas de batalha extremamente realistas, principalmente as que abrem o filme com o desembarque americano em Omaha, O resgate do Soldado Ryan baseia-se numa história real do exército americano, E lembra que os oito homens deslocados para a missão também têm mães, pais., irmãos, mulheres e filhos que os esperam , enquanto a tela explode em cenas de violência ou se aquieta em momentos de camaradagem.



   

 

Circuito de Museus em Belo Horizonte


Circuito de Museus em Belo Horizonte

Venham conhecer a oficina de Museus em BH, é uma forma de conhecer o passado da nossa cidade em apenas uma oficina, voce não vai poder perder essa oportunidade.  Tragam família, amigos, conhecidos, ninguém pode ficar de fora! Oficina de Museus em BH, não perca!
  
Mineiro : o acervo do museu começa pelo próprio prédio, um exemplar de estilo eclético, contendo elementos neoclássicos.
Histórico Abílio Barreto : antigo casarão da Fazenda do Leitão. Oferece acervos textuais, iconográficos e fotográficos acerca da origem e desenvolvimento de BH.
Conservatório UFMG : sua construção data de 1926, tendo sido totalmente restaurado. Seu acervo apresenta duas coleções permanentes.


  



Independencia do Brasil



  Independência do Brasil
.




Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.